Sobre os Adventistas

Os adventistas são muito ativos nas obras assistenciais, investindo maciçamente em programas sociais, mantendo hospitais, campos de repouso e casas de recuperação de viciados.
Zelam pela escolha da alimentação, cultivam um pensamento de prosperidade material e são combatentes contra todos os vícios em geral. Dão ênfase às publicações, às escolas e ao “evangelismo”.
Por causa disso, muitos vêem o adventismo como uma religião cristã igual às outras com a única diferença de guardar o sábado. No entanto, o adventismo não pode ser considerado como uma denominação cristã devido ao fato de misturarem muitas verdades bíblicas com erros doutrinários tremendos.
Embora falem a respeito de Jesus Cristo e preguem algumas verdades cristãs, os adventistas não vivem a verdadeira fé em Nosso Senhor Jesus Cristo pois suas doutrinas destoam grandemente das doutrinas básicas do cristianismo.
Eles se acham donos da verdade absoluta e se consideram como a última igreja de que fala a profecia bíblica; por isso, não conseguem trabalhar em harmonia com os demais e trabalham ativamente para conseguir adeptos de outras denominações.
É um sistema tal que confunde os cristãos em geral, pelo fato de parecer-se muito com a verdade, por citarem a Bíblia. Esta é a razão pela qual os seus adeptos fazem propaganda quase que exclusivamente entre os crentes.
É joio no meio do trigo. O adventismo é o ressurgimento do farisaísmo do primeiro século. Os legalistas perturbaram o Senhor Jesus, os apóstolos e as igrejas gentílicas da época. Hoje eles continuam perturbando os cristãos através dos adventistas.

Histórico

William Miller é reverenciado entre os adventistas como seu profeta e fundador, embora ele próprio não observava o sábado como dia de descanso e não aceitava a doutrina adventista do “santuário’ Ele nasceu em Pittsfield, Massachussets, Estados Unidos, e faleceu a 20 de dezembro de 1849, no Estado de Nova York.
Sua família pertencia à Igreja Batista. Ele era um pregador leigo e dado o interesse de sua época pelos assuntos apocalípticos, Milier começou a estudar a Bíblia, sempre enfatizando as questões relacionadas á volta de Cristo.
Em 1818 Miller afirmou que, em vinte anos, Cristo voltaria à Terra para o Julgamento. Em 1831, determinou a data: 10 de dezembro de 1843.
Ele chegou a essa data a partir de Daniel 8.13-14, concluindo que os 2.300 dias de Daniel significavam anos, conforme Números 14.34. Ele contou 2.300 anos a partir de 457 a.C., quando Esdras veio a Jerusalém da Babilônia.
Outra declaração de Miller foi a respeito da purificação do templo, que significaria a purificação da terra, quando Cristo voltasse.
Ele também afirmou que as catástrofes e acidentes eram sinais do principio do fim . Como a base da pregação era o segundo advento de Cristo, Miller e seus seguidores foram apelidados de “adventistas”.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia só foi oficialmente organizada em 1860, depois de já haver recebido outros nomes.
Como a volta de Cristo não ocorreu, Miller marcou nova data: 22 de outubro de 1844, alegando um erro de cálculo por ter usado o calendário hebraico em vez do romano.
Ao errar novamente, teve que fugir de uma grande multidão, que enfurecida, procurava acenar as contas com ele. Miller admitiu seus erros, cessou suas atividades, desistindo da nova religião, voltando à comunhão de sua ex-igreja Batista e permanecendo um cristão humilde e fervoroso até a morte.
Após a saída de Miller, alguns lideres consolidaram o movimento inicial, através de revelações e visões: Hiram Edson, que reinterpretou a profecia de Miller a respeito do santuário celeste baseado numa revelação que tivera; Joseph Bates, que instituiu a observação do sábado.
E Ellen White, que dava ênfase sobre os dons do Espírito e que por mais de 50 anos exerceu influência predominante na fundação e crescimento da nova seita.
Ellen White nasceu em 1827 e faleceu em 1915. Sua maior obra escrita foi O Conflito dos Séculos, que já vendeu mais de 5.000.000 de exemplares desde a sua primeira edição.
As suas visões transformaram-se em norma de fé para os adventistas e são consideradas como o “dom da profecia”. Os adventistas dizem que crêem na Bíblia, mas somente de acordo com a interpretação de EIlen White